Geração C e Elas pelo Coop fazem balanço da atuação em 2022
Os comitês de jovens, Geração C, e de mulheres, Elas pelo Coop, se reuniram na última quinta-feira (17) para o último encontro do ano e apresentação de balanço das atividades realizadas durante 2022. Os grupos também debateram ações que devem ser implementadas em 2023 e aprovaram o calendário das próximas reuniões.
Geração C
A coordenadora do Geração C, Jessyca Leon Bolzan, fez a apresentação de fechamento das atividades. Segundo ela, “os jovens querem estar mais conectados e conhecer diferentes realidades e práticas de outras cooperativas”. O comitê fez, em 2022, oficina de projetos, reuniões de planejamento para elaboração do manual para implementação de comitê jovem na cooperativa, verificação do regimento interno e possíveis atualizações. Além disso, o grupo se prepara para, em abril de 2023, eleger a nova coordenação e secretaria executiva.
Sobre o manual, Larissa Zambiasi, destacou que o documento foi feito coletivamente e de forma “enxuta” para que cada coop possa personalizá-lo de acordo com sua realidade. “Dedicamos muitas quartas-feiras nessa atividade e nos baseamos no manual do comitê de mulheres e no da Ocepar para concluirmos o nosso”, esclareceu.
A Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB está revisando o material para lançá-lo até o final de janeiro de 2023. O relatório de atividades anual do Geração C estará disponível em janeiro e as reuniões bimestrais do próximo ano já estão definidas para 23 de março, 25 de maio, 20 de julho, 28 de setembro e 23 de novembro.
Elas pelo Coop
O coordenador de Desenvolvimento Social de Cooperativas, Guilherme Costa, destacou os feedbacks do Sistema OCB sobre o planejamento do grupo para 2023 e informou a aprovação do kit-comitê, que reúne peças criadas para divulgar desde o passo a passo para criação de um comitê feminino até materiais editáveis pelas coops e Unidades Estaduais apresentarem seus resultados.
“Vocês podem mandar as propostas com os tipos de peças que precisam e passamos a demanda para nossa comunicação. Pode ser desde um card para divulgação de um evento até uma apresentação em slides. O objetivo desta comunicação é reunir mais mulheres para galgarem espaços em cargos de liderança”, evidenciou o coordenador.
Outro ponto de planejamento apresentado pelas mulheres foi a criação do selo Elas pelo Coop, para ser utilizado em assinatura de e-mail e crachás, como forma de reforçar a representatividade das mulheres no coop. O coordenador declarou que repassará para a comunicação do Sistema, que vai elaborar a linha conceitual.
Além de promover intercâmbio de experiências, o Elas pelo Coop quer também ganhar uma categoria no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, de 2024. A ideia é reconhecer cases de mulheres que mudam vidas por meio do coop. O coordenador disse que também vai debater com a representação nacional os critérios e diretrizes para a criação desta categoria.
“Desde a Semana de Competitividade conseguimos multiplicar nossas ações e criar conexões. Estamos com outra energia e o comitê já está refletindo Brasil afora. Em 2023, faremos ainda mais”, garantiu a coordenadora do Elas no Coop, Jamile Guimarães.
Outra iniciativa planejada para 2023 é a realização de palestras de engajamento aproveitando eventos já realizados pelas Unidades Estaduais. Na linha de capacitação, elas, juntamente com o Geração C, vão trilhar conhecimentos acerca da comunicação assertiva e gestão de projetos sociais.
O relatório de atividades de 2022 será disponibilizado em janeiro, bem como as sugestões de alteração no regimento interno do comitê. Com eleição também prevista para abril, o calendário de reuniões foi definido sempre às quintas-feiras, 16h, nos dias 23 de março, 25 de maio, 20 de julho, 28 de setembro e 23 de novembro.