Image
Boas práticas ESG no cooperativismo
Image
Boas práticas ESG no cooperativismo

Programa Nacional de Compliance e Integridade

Todas as empresas do mercado, incluindo nossas cooperativas, estão submetidas à exigência de estar em conformidade com leis, decretos, resoluções, portarias e outros regramentos, além de ter transparência em seus relacionamentos com o mercado e sociedade. Com a evolução do papel das corporações na sociedade, as discussões de compliance (procedimentos para o cumprimento de exigências legais, regulatórias e éticas) e Integridade (vertente do compliance voltada especialmente à implantação de medidas anticorrupção) são cada vez mais importantes na Governança das organizações.

O que é o Programa Nacional de Compliance e Integridade – PNCI?

O cuidado com o compliance (termo em inglês que se poderia traduzir como uma forma dinâmica e sistêmica de conformidade) e a integridade visam reduzir riscos jurídicos, financeiros e legais para o negócio e assegurar práticas transparentes, justas e sustentáveis. 

Quanto maior a organização, mais relevante é a existência de um programa de compliance e integridade robusto. Sabendo disso, o Programa Nacional de Compliance e Integridade – PNCI oferece a cooperativas de grande porte dos ramos Agropecuário e Saúde, formação e prática assistida para que as cooperativas possam elaborar seu Programa Customizado de Compliance e Integridade, respeitando o estágio de conhecimento e implantação dos diversos aspectos do compliance em seu ambiente interno e externo, cultura e valores locais.

compliance

A solução está disponível nesta fase para cooperativas participantes do diagnóstico Governança e Gestão e que tenham dados registrados no Sistema Desempenho.

O Programa Nacional de Compliance e Integridade é realizado em parceria com a Escola de Negócios da PUC/PR. Lideranças e equipes técnicas das cooperativas são capacitadas e acompanhadas para estabelecer seu próprio Programa de Compliance e Integridade. Cooperativas e cooperados protegem seu negócio ao fortalecer a cultura de gestão de riscos e de controle da aderência das cooperativas às normas legais e à regulamentação, políticas e diretrizes estabelecidas para o negócio.

Principais benefícios e diferenciais

A implantação de um programa de compliance e integridade exige da cooperativa o mapeamento de seus riscos de integridade, de conduta e ética, além do estabelecimento de canais de denúncias e respectivos modelos de tratamento, treinamentos, monitoramento do ambiente e formas de comunicação. Cada cooperativa deve buscar criar seu programa específico, ponderando seu ramo de negócio e valores. 
Image
Fortalecimento da cultura, gestão e governança
Image
Disseminação da cultura de controles para assegurar a aderência e o cumprimento das leis, normas legais e regulamentares
Image
Formação de gestores capazes de implantar ou aperfeiçoar um programa de compliance e integridade de forma customizada para sua cooperativa
Image
Engajamento das lideranças de cada cooperativa
Image

 Estruturação da base de sustentabilidade institucional da cooperativa a médio e longo prazo.

Como funciona o Programa Nacional de
Compliance e Integridade – PNCI?

O Programa a ser implantado com cada cooperativa participante tem duração média de 14 a 18 meses, e prevê:
Image
Diagnóstico do nível da cooperativa em cada tema do Programa. O estágio de conhecimento no universo da cooperativa define o número de horas de mentoria por módulo de conhecimento.
Image

Nivelamento de conhecimentos com a governança da cooperativa

Image
Transferência de conhecimento para a equipe técnica da cooperativa
Image
Mentoria para a implantação dos procedimentos de compliance (por professores com atuação no mercado e na academia)
Image
Elaboração do Manual de Procedimentos de Compliance da cooperativa

Como fazer parte?

O PNCI está em fase de projeto piloto, e atualmente prevê a identificação de cooperativas participantes a partir de dados do PDGC. Se você se interessou pela solução, entre em contato com sua Organização Estadual para saber mais.

Conteúdos Relacionados [Representação]

Sistema OCB/MA realiza o I Encontro Legislativo LEGISLACOOP

Na noite marcante da última quinta-feira (29/02), o Sistema OCB/MA iluminou-se com o brilho do LEGISLACOOP, nosso primeiro Encontro Legislativo para o Fortalecimento do Cooperativismo.

Sob a liderança da Presidente Aureliana Luz, o evento foi uma experiência única e enriquecedora, proporcionando a todos os participantes uma imersão profunda em discussões cruciais sobre as bases legais que sustentam o cooperativismo. 

A FRENCOOP

A Frente Parlamentar do Cooperativismo Maranhense, foco principal do evento, assume a nobre missão de promover os interesses e atender às necessidades do setor cooperativista no âmbito legislativo. Desde a defesa de políticas públicas favoráveis às cooperativas até a criação e aprimoramento de leis que beneficiem o cooperativismo, cada ação realizada pela Frente visa fortalecer nosso movimento.

A presidente Aureliana Luz, em sua fala inspiradora, ressaltou a importância deste encontro como um marco na construção de um cenário legislativo que reflete a verdadeira essência do cooperativismo. "Estamos moldando não apenas um evento, mas sim um compromisso contínuo com a promoção de um ambiente legal propício ao florescimento das cooperativas", afirmou a presidente.

 

O encontro destacou a relevância da Frente Parlamentar ao buscar conscientizar os parlamentares sobre a importância econômica, social e ambiental das cooperativas. Com ênfase na construção de políticas públicas que favoreçam o cooperativismo, o LEGISLACOOP estabeleceu um passo fundamental para a promoção de um ambiente legislativo que promova o verdadeiro espírito cooperativo.

O LEGISLACOOP não representa apenas um evento isolado, mas sim o início de um compromisso contínuo. Juntos, cooperativas e legisladores estão moldando um futuro mais cooperativo e sustentável. Esta é uma jornada que reflete nosso compromisso com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Maranhão.

 

 

 

Conteúdos Relacionados [Negócios]

Campanha destaca cooperativismo como um bom negócio

Objetivo é difundir o modelo de negócios como uma boa alternativa

Anualmente, o Sistema OCB se dedica à campanha do movimento SomosCoop que busca promover o cooperativismo no Brasil. Este ano, a partir dos resultados da última Pesquisa de Imagem, realizada junto à sociedade, o tema foi definido para reforçar que o cooperativismo é um modelo de negócios.

Embora o coop já seja reconhecido, ainda não é amplamente visto como uma forma de empreender. Por isso, em abril, será lançada a campanha de 2024, que apresenta o movimento como uma boa solução e um modelo de negócios que causa impactos positivos nas histórias de vida dos brasileiros e em suas comunidades. Assim, o mote deste ano busca engajar o público em torno da mensagem central: o cooperativismo é um bom negócio. E aí, bora cooperar?

A campanha ressalta os benefícios econômicos e busca simplificar o entendimento sobre o movimento para todos os públicos, abrangendo os sete ramos do cooperativismo: agro, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços.

Com duplo sentido, a palavra "bom", na mensagem central, reforça não apenas as vantagens e viabilidades desse modelo de negócio, mas também os benefícios que o cooperativismo oferece à sociedade como um todo.

Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, explicou que a campanha vai além de evidenciar os benefícios do cooperativismo. Para ela, “o cooperativismo é uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país. Queremos mostrar para um número cada vez maior de pessoas que o cooperativismo é um modelo de negócios vantajoso e, sem dúvida, um excelente negócio para todos. O coop é um negócio ganha-ganha.”

Saiba Mais: https://somoscooperativismo.coop.br/noticias-saber-cooperar/pesquisa-de-imagem-aponta-reconhecimento-crescente-do-coop
https://somoscooperativismo.coop.br/noticias/sistema-ocb-leva-cooperativismo-para-programa-de-tv
https://somoscooperativismo.coop.br/noticias-inovacao/podcast-conta-historias-reais-do-cooperativism

Comitiva do Maranhão desembarca em Orlando para vivenciar experiência única de cooperação internacional na Estratégia da Magia

Comitiva maranhense participa da Estratégia da Magia em Orlando, mergulhando nos segredos das empresas mais amadas do mundo

 

Após meses de intensa dedicação e esforço, a comitiva do Maranhão finalmente pôde desfrutar dos frutos de seu trabalho ao desembarcar em Orlando, nos Estados Unidos. Composta pelos analistas de cooperativas Lewnardo Oliveira, Vilberson Gomes e Thamires Santos, a equipe maranhense está pronta para mergulhar em uma experiência única de cooperação internacional.

 

Eles têm a honra de participar do renomado programa de treinamento, a Estratégia da Magia, uma jornada que une teoria e prática em visitas exclusivas às empresas mais amadas e admiradas do mundo, como Disney, Universal, Apple e Cirque du Soleil. Tudo isso acontece na terra da magia em Orlando, Flórida.

 

A Turma 54 do Estratégia da Magia em Orlando é exclusiva para o Sistema OCB, e nosso time maranhense está pronto para absorver todo o conteúdo 100% em português, cuidadosamente elaborado nos mínimos detalhes para que possa desvendar os segredos por trás do sucesso das empresas mais aclamadas do mundo. A paixão é palpável entre os integrantes da comitiva, que agora têm a oportunidade não só de aprender com os melhores, mas também de compartilhar experiências e fortalecer os laços de cooperação entre os cooperativistas brasileiros.

 

A presidente do Sistema OCB Maranhão, Aureliana Luz, expressou sua felicidade em ver sua equipe colhendo os frutos de um trabalho de excelencia: "É com imensa satisfação que parabenizo nossa equipe maranhense por essa conquista extraordinária! A participação na Estratégia da Magia em Orlando é mais do que uma simples oportunidade de aprendizado, é uma verdadeira experiência nos princípios e práticas das empresas mais admiradas do mundo". E acresenta: "Essa experiência não apenas enriquecerá o conhecimento de nossos analistas, mas também fortalecerá nosso compromisso com a excelência e a inovação no cooperativismo maranhense. Estou confiante de que retornarão não apenas com novos conhecimentos, mas também com uma inspiração renovada para contribuições ainda mais nosso setor cooperativista. todos e aproveitem ao máximo essa jornada única!"

 

Essa conquista não apenas enaltece o esforço individual dos analistas, mas também ressalta a força e a união do cooperativismo maranhense. Parabéns à comitiva maranhense por essa conquista extraordinária, e que essa experiência em Orlando traz ainda mais conhecimento e inspiração para fortalecer o setor cooperativista em nosso estado!