Assembleia Digital da OCB/MA: Avanços e Reconhecimento do Cooperativismo Maranhense

Dirigentes e representantes legais de 60 cooperativas participaram, na tarde de ontem, 24 de abril, da Assembleia Geral Ordinária (AGO) da OCB/MA. Realizada em formato digital, a AGO foi presidida por Aureliana Luz, presidente da instituição, e contou com a participação dos representantes do sistema OCB, Fabio Luís Trinca, além da intervenção em vídeo da superintendente nacional, Tania Zanela.

A superintendente Cyntia Amaral secretariou a AGO e apresentou os resultados das ações realizadas pela unidade estadual do Maranhão em 2023. Ela destacou as iniciativas de apoio à inserção das cooperativas no mercado nacional e internacional, por meio da participação em rodadas de negócios em diversas feiras, como a Fecoimp em Imperatriz e a Fenance em Fortaleza, bem como a implementação de diversos programas nas cooperativas que orientaram o plano de trabalho em 2023.

Em seguida, a presidente Aureliana Luz ressaltou a atuação política institucional junto a diversos parlamentares e secretarias estaduais, além dos projetos relativos à campanha do selo Somoscoop, visando fortalecer a marca do cooperativismo no Maranhão. Ela também destacou os resultados significativos do trabalho na área de desenvolvimento, que levaram a unidade do Maranhão a ser premiada com o Prêmio Eleva 2023. Isso permitiu que seus colaboradores participassem da etapa do Eleva em Orlando, aprimorando-se com as 05 chaves da excelência em atendimento da Disney.

Após as apresentações, os dirigentes aprovaram o Balanço Patrimonial, as demonstrações do resultado do Exercício e o Parecer do Conselho Fiscal, bem como o Plano de Trabalho para 2024.

A AGO transcorreu de maneira bastante harmoniosa, com todos os participantes engajados nos objetivos e compromissos em prol do fortalecimento do cooperativismo maranhense. Ao final, após algumas manifestações dos dirigentes reverenciando a gestão, a presidente Aureliana agradeceu a Deus e a todos pelo apoio conjunto e pela integração entre os participantes, dando por encerrada a AGO 2023.

Destaques do Cooperativismo Maranhense: Implantação de Programas, Abertura de Cooperativas e Alinhamento com Autoridades Locais

✅ Confira os principais acontecimentos da semana (22 a 26/05) no cooperativismo maranhense:

▶️ O Sistema OCB Maranhão realizou a implantação do programa Negócios e Mercado na cooperativa COOMEL, na cidade de Araiose.


▶️ A presidente Aureliana Luz participou da Assembleia Geral de Abertura da cooperativa de agências de turismo da região dos Lençóis, em Atins.


▶️ O Sistema OCB Maranhão realizou reuniões de alinhamento com as autoridades da cidade de Santo Amaro, com o intuito de aprimorar o desenvolvimento das cooperativas locais.


▶️ Ainda na região dos Lençóis, em Barreirinhas, um grupo de pessoas se reuniu com a presidente do Sistema OCB Maranhão, Aureliana Luz, para a abertura de novas cooperativas de condutores, intérpretes e guias turísticos.

Sistema OCB Maranhão busca estreitar relacionamento com Governo Estadual

 

A Presidente do Sistema OCB Maranhão, Aureliana Luz, esteve com o Vice-governador do Maranhão, Felipe Camarão, na manhã desta terça-feira, 18 de abril, com o objetivo de fortalecer a relação entre a instituição e o governo em prol do cooperativismo maranhense.

 

Durante o encontro, Aureliana Luz destacou a importância do cooperativismo para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão, bem como para a geração de emprego e renda no estado. Ela ressaltou que as cooperativas são uma alternativa viável para os pequenos produtores e empreendedores, permitindo-lhes acesso a recursos financeiros e tecnológicos que, de outra forma, seriam inacessíveis.

 

O Vice-governador Felipe Camarão, por sua vez, reforçou o compromisso do governo do Maranhão em apoiar e incentivar o cooperativismo no estado, destacando a importância do setor para o desenvolvimento regional. Ele ressaltou que o governo está aberto ao diálogo com as cooperativas e que irá trabalhar em parceria com a OCB Maranhão para fortalecer o setor e promover o desenvolvimento econômico e social do estado.

 

Aureliana Luz afirmou que a ocasião foi de grande valia e que a OCB Maranhão está confiante na possibilidade de estabelecer uma parceria sólida com o governo do estado. Ela destacou que a instituição está empenhada em fomentar o cooperativismo no Maranhão e que irá trabalhar em conjunto com o governo para identificar oportunidades de investimento e desenvolver ações que possam contribuir para o crescimento econômico e social do estado.

 

A Presidente do Sistema OCB Maranhão está em Brasília para o lançamento da 17ª Agenda Institucional do Cooperativismo, uma publicação que apresenta as propostas do setor cooperativista para o desenvolvimento do país. A iniciativa tem como objetivo estabelecer um diálogo entre os setores público e privado, a fim de identificar oportunidades de investimento e estimular o desenvolvimento de ações que possam contribuir para o crescimento econômico e social do país.

Um dos 3 melhores bancos do Brasil, segundo a Forbes, não é um banco é um Sistema Cooperativo, SICOOB!

O SICOOB, um sistema cooperativo financeiro, foi classificado como um dos três melhores bancos do Brasil, de acordo com a Forbes World’s Best Banks 2023. O SICOOB é composto por várias cooperativas financeiras que operam em todo o país, sendo a única instituição financeira presente em mais de 400 cidades brasileiras. 


A sua inclusão entre as melhores instituições financeiras do mundo é uma prova da eficiência do modelo de cooperativismo, que prioriza a democratização dos serviços e a distribuição de renda.


O SICOOB, que atualmente conta com mais de 7 milhões de brasileiros como cooperados, oferece uma ampla gama de serviços financeiros, incluindo contas correntes, cartões de crédito e investimentos. Além disso, o SICOOB se destaca por seus esforços para democratizar o acesso aos serviços financeiros, especialmente em áreas remotas e carentes de serviços bancários tradicionais. Por meio do modelo de cooperativismo, o SICOOB é capaz de oferecer serviços financeiros de alta qualidade e acessíveis para todos os brasileiros.


Presença no Maranhão

O sistema financeiro atua em nosso estado registrado e regular, por meio do Sistema OCB Maranhão, que congrega diversas cooperativas financeiras. Com a conquista do prêmio da Forbes, o Sistema OCB Maranhão reforça seu compromisso em oferecer serviços financeiros de qualidade, com atendimento personalizado e preços justos, em todo o estado. Ao se associar a uma cooperativa do SICOOB, o cliente contribui para democratizar os serviços financeiros, fixar e distribuir renda, além de ser parte de uma instituição financeira que preza pela transparência e pelos valores cooperativistas.


De acordo com a Forbes, a confiança é um dos fatores mais importantes para a escolha de um banco. O SICOOB se destaca nesse quesito, sendo reconhecido pelos seus cooperados e pela Forbes como um dos bancos mais confiáveis do Brasil. Além disso, o SICOOB oferece um atendimento personalizado aos seus cooperados, o que aumenta a satisfação do cliente e a fidelização.

Confira a lista em https://www.forbes.com/lists/worlds-best-banks/?sh=17e06b6c7ef6

Sistema OCB Maranhão participa do Eleva para fortalecer o cooperativismo no Brasil


O Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) reuniu gestores e colaboradores das unidades estaduais e da unidade nacional nos dias 14 e 15 de março, em Brasília, para participar do Eleva, treinamento oferecido pela organização. 


O objetivo do evento é desenvolver habilidades dos times que fazem parte da representação do cooperativismo no país e aprimorar os pilares estratégicos do Sistema OCB.


A participação dos membros do Sistema OCB Maranhão no Eleva demonstra o comprometimento da organização com o fortalecimento do cooperativismo no estado e no país. Com a troca de experiências e conhecimentos no evento, o Sistema OCB/MA poderá aprimorar suas estratégias e atuação, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento do cooperativismo no estado.


Programação

Durante a abertura do Eleva, o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, destacou a importância do cooperativismo na vida das pessoas e ressaltou os eixos de comunicação, desenvolvimento de cooperativas, representação e sustentabilidade como estratégicos para o alcance da meta de crescimento estimada em R$ 1 trilhão até 2027. “Precisamos nos preparar para seguir esse horizonte no futuro”, afirmou Freitas.


Os participantes foram divididos em salas classificadas por áreas de atuação das unidades estaduais, com o foco em realizar atividades de integração e alinhamento para o cumprimento de metas, a consolidação do cooperativismo nos estados e o impulsionamento do  movimento SomosCoop em todo o Brasil.


No segundo dia do evento, os participantes assistiram a uma palestra sobre desenvolvimento de pessoas e organizações ministrada por Elias Leite, especialista em estratégias de gestão e co-facilitador do treinamento “Estratégia da Magia”, em Orlando (EUA), e ex-presidente da Unimed Fortaleza.


O Eleva também trouxe a discussão e aprofundamento em três pilares estratégicos do Sistema OCB: representação do cooperativismo, ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) e negócios. Os participantes tiveram a oportunidade de debater sobre cada um dos temas e traçar estratégias para fortalecer o cooperativismo no país.


O encerramento do evento foi realizado pela Superintendente da OCB nacional, Tânia Zanella, que lançou metas e desafios para o desenvolvimento das equipes das unidades estaduais até dezembro de 2023. A participação do Sistema OCB Ceará no Eleva é fundamental para fortalecer o cooperativismo no estado e no país, contribuindo para um futuro mais justo e sustentável.

Equipe do Sistema OCB/MA dedica-se à gestão estratégica para o fortalecimento do cooperativismo no Maranhão

A Presidente do Sistema OCB/MA, Aureliana Luz, iniciou as atividades de gestão do exercício atual, reunindo o corpo organizacional responsável pela execução das atividades e ações estratégicas.

O ano de 2023 contempla o planejamento de demandas significativas, que causam impacto no cooperativismo maranhense, objetivando consolidar uma estrutura sólida para o avanço de metas e cumprimento do plano de trabalho anual.

Além da presidente Aureliana Luz, que liderou todos os encontros com assertividade e um olhar político e representativo, estavam presentes a Diretora Executiva, Cynthia Cristina, a Gerente de Operação, Cleidinalva Félix e a Assessora Jurídica, Geysa Azevedo. Por meio do direcionamento institucional feito pela presidente, imbuída da visão e missão que o cooperativismo atuante e forte carrega, a equipe explorou com maestria as pautas da reunião, tratando do alinhamento e cumprimento das demandas de cada área em sua respectiva função.

Durante a reunião, foram discutidas algumas das principais demandas do Sistema OCB/MA para o ano de 2023, como a implementação de ações de fomento ao cooperativismo em regiões mais carentes do estado, a realização de capacitações para os cooperados, a ampliação do número de cooperativas filiadas e a busca por parcerias estratégicas para fortalecer o setor. Aureliana Luz ressaltou a importância da união de esforços para alcançar os objetivos propostos e destacou o compromisso da equipe em trabalhar incansavelmente para o desenvolvimento do cooperativismo no Maranhão. Também foram realizados alinhamentos jurídicos e de controle, visando à eficiência e segurança das atividades realizadas.

Pé na estrada e cooperativismo na mente

Em seguida, a presidente Aureliana Luz seguiu em viagem para o sul do Maranhão, nas cidades de Imperatriz, Açailândia e João Lisboa, onde visitou as cooperativas locais e ouviu suas necessidades. Esse contato direto com os cooperados permite a elaboração de um planejamento estratégico mais preciso e alinhado com as demandas do setor. Durante essa viagem, também foi possível atender um grupo de pessoas interessadas em constituir uma cooperativa, oferecendo orientações e suporte para que o processo pudesse ser realizado da melhor forma possível.

Em busca de benefícios e soluções estratégicas

Complementando as atividades, houve uma importante reunião estratégica com representantes da Junta Comercial, da Secretaria da Fazenda e do próprio Sistema OCB/MA. O objetivo desse encontro foi buscar soluções que beneficiem as cooperativas em diversas áreas, incluindo a simplificação de processos e a redução de custos. Esse trabalho conjunto é fundamental para o fortalecimento do cooperativismo no estado e para o alcance dos objetivos propostos pelo Sistema OCB/MA.

Trabalho que promove resultados

A dedicação da equipe do Sistema OCB/MA à gestão estratégica para o fortalecimento do cooperativismo no Maranhão é imprescindível para o desenvolvimento do setor no estado. As reuniões estratégicas realizadas até agora e as movimentações de contato direto com cooperados visam implementar ações que fomentem o setor em 2023, consolidando uma estrutura veemente para o avanço de metas e cumprimento do plano de trabalho anual.

O compromisso da equipe em trabalhar incansavelmente para o desenvolvimento do cooperativismo no Maranhão é notório, e as parcerias estratégicas e o contato direto com os cooperados são elementos chave para o sucesso desse trabalho conjunto. Espera-se que as ações planejadas gerem impacto significativo no cooperativismo maranhense e que o Sistema OCB/MA continue trabalhando com dedicação e comprometimento para fortalecer o setor no estado.

eSocial: Sistema OCB lança cartilha sobre segurança e saúde no trabalho

O Sistema OCB acaba de lançar a cartilha Segurança e Saúde do Trabalho no eSocial para auxiliar as cooperativas no cumprimento das obrigações relativas ao tema no ambiente nacional do governo. As orientações tratam especificamente do preenchimento dos formulários relativos aos eventos de Comunicação de Acidade de Trabalho (S-2210), Monitoramento da Saúde do Trabalhador (S-2220) Condições Ambientais do Trabalho e Fatores de Risco (S-2240).

“Essas informações, a partir de 2023, serão primordiais para os empregados e cooperados porque vão passar a compor um histórico da vida laboral de cada pessoa. E esse histórico será base para o acesso dos benefícios previdenciários, principalmente no que diz respeito à concessão da aposentadoria especial. Por isso, a importância de se preencher corretamente os dados e garantir esses benefícios quando oportuno”, explica Bruno Vasconcelos, coordenador sindical da Gerência Sindical da CNCoop/Sistema OCB.

O eSocial foi instituído pelo Decreto 8.373/14 para coletar informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias em um ambiente virtual nacional, que permite à administração pública a utilização dos dados para fins trabalhistas, previdenciários, fiscais e também para a apuração de tributos. O programa estabelece a forma como as informações devem ser prestadas quando da contratação e utilização de mão de obra onerosa, com ou sem vínculo empregatício, e de produção rural.

Nos últimos anos o programa passou por um processo de simplificação e um deles foi a substituição dos formulários utilizados para os eventos relacionados à segurança e saúde do trabalho. Apesar da norma já estar em vigor, o governo concedeu o ano de 2022 para cooperativas e empresas se adaptarem à nova legislação e às novas formas de cumprimento das obrigações. Em janeiro de 2023, no entanto, serão iniciadas as fiscalizações e eventuais autuações.

“As simplificações facilitaram o preenchimento dos formulários, mas o volume de dados que continua sendo exigido é bem expressivo. Por isso, consideramos importante a formulação dessa cartilha para ajudar ainda mais nossas cooperativas a se preparem para o envio correto dos eventos, evitando assim, a aplicação de penalidades”, completa Bruno.

Geração C e Elas pelo Coop fazem balanço da atuação em 2022

Os comitês de jovens, Geração C, e de mulheres, Elas pelo Coop, se reuniram na última quinta-feira (17) para o último encontro do ano e apresentação de balanço das atividades realizadas durante 2022. Os grupos também debateram ações que devem ser implementadas em 2023 e aprovaram o calendário das próximas reuniões.

Geração C

A coordenadora do Geração C, Jessyca Leon Bolzan, fez a apresentação de fechamento das atividades. Segundo ela, “os jovens querem estar mais conectados e conhecer diferentes realidades e práticas de outras cooperativas”. O comitê fez, em 2022, oficina de projetos, reuniões de planejamento para elaboração do manual para implementação de comitê jovem na cooperativa, verificação do regimento interno e possíveis atualizações. Além disso, o grupo se prepara para, em abril de 2023, eleger a nova coordenação e secretaria executiva. 

Sobre o manual, Larissa Zambiasi, destacou que o documento foi feito coletivamente e de forma “enxuta” para que cada coop possa personalizá-lo de acordo com sua realidade. “Dedicamos muitas quartas-feiras nessa atividade e nos baseamos no manual do comitê de mulheres e no da Ocepar para concluirmos o nosso”, esclareceu.

A Gerência de Desenvolvimento de Cooperativas do Sistema OCB está revisando o material para lançá-lo até o final de janeiro de 2023. O relatório de atividades anual do Geração C estará disponível em janeiro e as reuniões bimestrais do próximo ano já estão definidas para 23 de março, 25 de maio, 20 de julho, 28 de setembro e 23 de novembro.

Elas pelo Coop

O coordenador de Desenvolvimento Social de Cooperativas, Guilherme Costa, destacou os feedbacks do Sistema OCB sobre o planejamento do grupo para 2023 e informou a aprovação do kit-comitê, que reúne peças criadas para divulgar desde o passo a passo para criação de um comitê feminino até materiais editáveis pelas coops e Unidades Estaduais apresentarem seus resultados.

“Vocês podem mandar as propostas com os tipos de peças que precisam e passamos a demanda para nossa comunicação. Pode ser desde um card para divulgação de um evento até uma apresentação em slides. O objetivo desta comunicação é reunir mais mulheres para galgarem espaços em cargos de liderança”, evidenciou o coordenador.

Outro ponto de planejamento apresentado pelas mulheres foi a criação do selo Elas pelo Coop, para ser utilizado em assinatura de e-mail e crachás, como forma de reforçar a representatividade das mulheres no coop. O coordenador declarou que repassará para a comunicação do Sistema, que vai elaborar a linha conceitual. 

Além de promover intercâmbio de experiências, o Elas pelo Coop quer também ganhar uma categoria no Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, de 2024. A ideia é reconhecer cases de mulheres que mudam vidas por meio do coop. O coordenador disse que também vai debater com a representação nacional os critérios e diretrizes para a criação desta categoria.

“Desde a Semana de Competitividade conseguimos multiplicar nossas ações e criar conexões. Estamos com outra energia e o comitê já está refletindo Brasil afora. Em 2023, faremos ainda mais”, garantiu a coordenadora do Elas no Coop, Jamile Guimarães.

Outra iniciativa planejada para 2023 é a realização de palestras de engajamento aproveitando eventos já realizados pelas Unidades Estaduais. Na linha de capacitação, elas, juntamente com o Geração C, vão trilhar conhecimentos acerca da comunicação assertiva e gestão de projetos sociais.

O relatório de atividades de 2022 será disponibilizado em janeiro, bem como as sugestões de alteração no regimento interno do comitê.  Com eleição também prevista para abril, o calendário de reuniões foi definido sempre às quintas-feiras, 16h, nos dias 23 de março, 25 de maio, 20 de julho, 28 de setembro e 23 de novembro.

Sistema OCB/MA participa do HSM+22: maior evento de gestão e inovação da América Latina

Dois dias de imersão sobre o futuro das organizações e carreiras no maior evento corporativo da América Latina – foi isso que o Sistema OCB MA, representado pela presidente Aureliana Luz, a superintendente Cinthya Amaral e a gerente de controle Cleidinalva Félix, além de executivos das cooperativas do ramo de crédito e saúde, vivenciam em 22 e 23 de novembro, na 22a edição da HSM+22.

Em uma clara demonstração de compromisso com o desenvolvimento do mercado cooperativista maranhense, a experiência proporciona aos gestores das coops o acesso a palestras, workshops, mentorias, rodadas de negócios com startups e experiências de troca de aprendizado com outros participantes sobre temas importantes da gestão e da saúde.


Sobre o evento

O evento, que reúne 4 mil pessoas, acontece no Transamerica Expo Center em Santo Amaro, São Paulo. A programação acompanha o que há de mais inovador em gestão, contribuindo para transformar o país por meio do desenvolvimento de líderes e organizações. O HSM é uma plataforma de conhecimento que faz a ponte entre o cenário global e a realidade brasileira, construindo redes colaborativas que impactam o desempenho das empresas e de suas equipes, e colocando as vozes mais importantes do mundo atual dos negócios em contato com executivos e gestores nacionais.

 

Para Aureliana Luz, a experiência é um divisor de águas para a gestão das cooperativas participantes, fomentando o crescimento do cooperativismo no estado do Maranhão. “A sequência de palestras e atividades nos mostraram, de fato, o quanto precisamos evoluir para nos posicionarmos de forma estratégica no mercado, adaptando-nos aos fluxos e dinâmicas do mundo moderno que tendem a ser constantemente alterados. Estamos renovando a mente para trazer novidades para a gestão das cooperativas maranhenses˜, afirmou a presidente do Sistema OCB/MA.

Sistema OCB Maranhão inicia Assessoria de Aperfeiçoamento e implantação da LGPD

Na última segunda-feira (07), o Sistema OCB Maranhão iniciou a implantação da Lei Geral de Proteção de Dados - que tem se tornado um parâmetro para todos os processos de uma organização. A ação aconteceu por intermédio da Faculdade Unimed e foi comandada pelo advogado Bruno Torchia - professor, especialista em Governança, Compliance e Proteção de Dados.

A fase inicial de implantação aconteceu de forma remota e contou com a participação da presidente e da superintendente do Sistema OCB/MA, Aureliana Luz e Cynthia Amaral, respectivamente, além da assessora jurídica, Geysa Azevedo e da Gerente de Controle, Cleidinalva Sales.

O objetivo geral da implantação da lei no Sistema OCB/MA e em suas cooperativas é proporcionar maior segurança jurídica e proteção às pessoas físicas que têm seus dados pessoais tratados/utilizados nas inúmeras relações que estabelecem na condição de cooperados, clientes, beneficiários, colaboradores, fornecedores, terceirizados, visitantes, entre outros, além de assegurar aos indivíduos autonomia sobre seus dados pessoais e garantia dos direitos fundamentais de liberdade, privacidade e livre desenvolvimento da personalidade.

O advogado Bruno Torchia reforça a importância da LGPD no âmbito de uma organização, sendo ela participante ativa no processo de tomada de decisões e ações, seja no presente ou no futuro das entidades. “Sempre digo que o desafio de adequação da Lei Geral de Proteção de Dados é imenso, seja em razão da sua interação com todas as outras normas, seja por se relacionar com a governança e com o compliance, seja por estarmos diante de organizações com características peculiares”, completa.

Sobre a LGPD

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) - Lei n° 13.709/2018, foi promulgada para proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e a livre formação da personalidade de cada indivíduo. A Lei fala sobre o tratamento de dados pessoais, dispostos em meio físico ou digital, feito por pessoa física ou jurídica de direito público ou privado, englobando um amplo conjunto de operações que podem ocorrer em meios manuais ou digitais.

Com a legislação específica sobre privacidade e proteção de dados pessoais, o Brasil tem mais facilidade no desenvolvimento de uma série de ações de comércio, cooperação e relacionamento com outros países. A lei também se aplica para cooperativas e outras organizações sem fins lucrativos, além de empresas, órgãos de representação, profissionais liberais e órgãos públicos que realizam coleta e tratamento de dados pessoais, ou seja, que desenvolvem atividades com dados pessoais, seja por meio digital (on-line, softwares, aplicativos, e-mails e outros) ou físico (documentos, termos e quaisquer outros registros em papel).

Comissão de Justiça aprova alterações na Política Nacional de Saúde Bucal

O Projeto de Lei (PL) 8131/17, que trata da Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados. A proposta, que faz parte da Agenda Institucional do Cooperativismo, foi analisada em caráter conclusivo e, caso não seja apresentado recurso para votação em Plenário, retornará para análise do Senado, casa que originou a medida (PLS 8/2017).

“Para nós do Sistema OCB, é fundamental que o que o país tenha uma Política Nacional de Saúde Bucal perene, garantida legalmente, que fortaleça o atendimento odontológico a todos os brasileiros. O cooperativismo de saúde odontológico pode ser um parceiro estratégico do Estado, possibilitando atendimento de qualidade e estruturas que podem ser compartilhadas”, afirma o presidente Marcio Lopes de Freitas.

O texto aprovado altera a Lei Orgânica de Saúde para tornar a Política Nacional de Saúde Bucal, denominada Programa Brasil Sorridente, em uma política de Estado, inserida de forma explícita na legislação. As principais linhas de ação preveem a reorganização da Atenção Básica em Saúde, e a ampliação e qualificação da atenção especializada, em especial com a implantação de Centros de Especializadas Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

O Programa Brasil Sorridente foi criado em 2003 e estabelece uma série de ações para facilitar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito.



Sistema OCB/MA realiza visita técnica ao Rio Grande do Sul com alunos do curso de MBA de Gestão em Cooperativas

Nos dias 06 a 12 de outubro, a turma do curso MBA de Gestão em Cooperativas, acompanhada da presidente da OCB/MA, Aureliana Luz, e da Superintendente, Cynthia Amaral, estiveram em visita técnica às cooperativas do Rio Grande do Sul oferecida aos concluintes do MBA em Gestão de Cooperativas com o fulcro de possibilitar um extraordinário momento de vivência para aprendizado acerca de Governança no Cooperativismo.

Na ocasião, a turma de 46 alunos, dividida em dois grupos, visitaram, em dias diferentes, as seguintes cooperativas: FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara/RS, Sicredi/COOLANT RS, Cooperativa Vinícola Garibaldi, UNICRED - Instituição financeira cooperativa, além do Hospital da Unimed - o maior em referência hospitalar do Rio Grande do Sul.

O objetivo da viagem foi promover a integração e a prática no que se refere aos conhecimentos do cooperativismo; além de proporcionar aos alunos do MBA de Gestão em Cooperativas a vivência do mercado cooperativista, seus produtos, processos e serviços in loco. Essa experiência está atrelada à 16.ª disciplina do curso, consistindo no intercâmbio intitulado Vivências em Cooperativismo (Viagem de estudos: regional/ congresso/ seminário) ministrada pelo Me. Derli Schmidt, com carga horária de 40 horas


Aprendizado na prática para a efetividade

A presidente do Sistema OCB/MA, Aureliana Luz, reforça a importância do aprendizado prático para efetivar o conteúdo na vida profissional dos alunos. “O educador Rubem Alves disse, certa vez, que todo saber deve ser saboroso. Ele tem toda razão. Afinal, quando o aluno absorve o conteúdo por meio de metodologias mais leves e didáticas, com toda certeza, a assimilação será muito mais profunda”, e completa “Nesse sentido, a visita técnica promovida pelo Sistema OCB/MA é desenvolvida, justamente, na missão de proporcionar um ensino mais prático e também mais saboroso”, conclui Aureliana Luz.

Sistema OCB lança Manual Operacional dos Títulos do Agronegócio 2022

A atualização do Manual Operacional dos Títulos do Agronegócios (Mota) 2022 foi disponibilizada nesta quinta-feira (3) durante o evento Desenvolvimento Econômico e Financeiro promovido pelo Sistema Ocepar. A publicação é uma parceria entre o Sistema OCB e o Sistema Ocepar e contempla opções de crédito para o setor agrícola e dessa forma as recomendações presentes na publicação tem como objetivo auxiliar as cooperativas e cooperados na captação de novos recursos para maior prosperidade em seus negócios

O livro detalha a operacionalização dos títulos do agronegócio, como o Certificado de Direitos Creditórios do Agronegócio (CDCA), o Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA), as Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), o Certificado de Depósito Agropecuário e Warrant Agropecuário (CDA-WA), a Cédula de Produtor Rural (CPR) e os Fundos de Investimentos do Agronegócio (Fiagros).

O material traz ainda, de maneira detalhada, quais são, para essas alternativas de financiamento agrícola e pecuário, as instituições participantes; os investidores; os modelos de documentos; os anexos sobre lista de requisitos obrigatórios e facultativos; os protocolos de registos; quadros comparativos; e um glossário. Há ainda a relação de legislação que abrange o segmento e outras informações gerais.

Ficou interessado? Para acessar a publicação, on-line e gratuita, clique no link.



A força da mulher cooperativista maranhense em pauta - o evento Livre, Leve e Plena foi realizado com sucesso!

 mês de outubro foi encerrado da melhor forma possível - o Sistema OCB/MA reuniu 120 de mulheres cooperativistas, entre líderes e cooperadas, no Hotel Resort Porto Preguiça, em Barreirinhas, para celebrar o cooperativismo e sua representatividade.

Dos dias 27 a 29 de outubro de 2022, as mulheres selecionadas das cooperativas ativas e legais no sistema, aproveitaram as atividades exclusivamente definidas para lhes proporcionar bem-estar e aumento da autoestima. Durante o Encontro de Mulheres Cooperativistas foram recepcionadas pela presidente da OCB/MA, Aureliana Luz, e a superintendente Cynthia Amaral.

O primeiro dia do evento contou com uma tarde relaxante na área de convivência e banho de piscina nas dependências do Hotel Resort Porto Preguiça, com a presença de um educador físico, que apresentou exercícios específicos para relaxamento e produção de endorfina.

 

Elas pelo Coop

A noite de abertura reservou ainda mais surpresas para todas as mulheres presentes. Divani Souza, colaboradora do Sescoop Nacional, reforçou durante o evento a importância da capacitação feminina para a conquista de novos espaços, através da Palestra sobre o “Elas Pelo Coop”, Projeto Nacional que reúne as principais mentes femininas do meio cooperativista que vêm disseminando o empoderamento e a filosofia cooperativista ao longo dos anos.

 

A mulher e as transformações sociais

Para abrilhantar ainda mais a noite, a especialista Carla Galo - palestrante comportamental e motivacional, escritora, mentora e treinadora, com especialidade em desenvolvimento de talentos humanos, gestão de negócios sustentáveis, empreendedorismo, marketing e vendas, esteve presente para falar sobre a mulher e as transformações sociais, com enfoque na adaptação da mulher diante da mudança da sociedade, promovendo empoderamento e sororidade.

Com mais de 30 anos de profissão, Carla Galo já ultrapassou a marca de 10.000 palestras, realizadas para diferentes públicos em todas as capitais brasileiras e muitas cidades do interior deste país continental e o resultado é sempre mútua INSPIRAÇÃO!

Ademais, o Dr. José Luiz Guimarães, Cirurgião plástico renomado atuante em Recife e Maranhão, também apresentou as novidades de tratamentos que realçam a beleza da mulher, alertando para cuidados e observações que todas devem tomar quando se fala de cirurgia plástica. Atrelado a isso, a EMAGRECENTRO sorteou durante o evento brindes de detox corporal ou facial e outros procedimentos e descontos em sua Clínica de Estética localizada na cidade de São Luís/MA.

 

Lagoa das 7 mulheres cooperativistas


Atins, uma vila selvagem do município de Barreirinhas, no estado do Maranhão, se localiza na Foz do Rio Preguiças onde se encontra com o Oceano Atlântico. O lugar carrega consigo inúmeras belezas naturais, mas a partir do dia 28 de outubro, passou a ter um toque ainda mais especial, quando foi inaugurada a Lagoa das 7 mulheres do Cooperativismo, durante o evento Livre, Leve e Plena.

A lagoa é uma referência, em sua essência, ao cooperativismo, que possibilita mais oportunidades às pessoas, transforma a vida das famílias e gera o crescimento e desenvolvimento econômico e social das regiões. Além disso, presta homenagem com muito respeito e incentivo às mulheres que fazem a diferença nos locais em que estão incluídas:

 

1° Aureliana Luz - Presidente do Sistema OCB/MA

2° Tânia Zanella - Superintendente do Sistema OCB

3° Cynthia Amaral - Superintendente do Sistema OCB/MA

4° Maria Pereira - Líder Comunitária

5° Maria do Carmo - Restaurante Dona Carminha

6° Magnolia Porto - Restaurante Sr. Antônio

7° Maria Loza - Restaurante Paraíso dos Lençóis (Baixada Grande)

 

A visibilidade da placa alcançará cerca de 15 milhões de pessoas que visitam os Lençóis Maranhenses durante o ano. “Essa ação reforça a importância que o cooperativismo e as mulheres têm em nosso estado. Estamos mostrando para milhões de pessoas que nós somos fortes e trabalhadoras, e que o cooperativismo está sendo disseminado em nosso estado, principalmente através do turismo”, afirma Aureliana Luz, presidente do Sistema OCB/MA. 


Glenda Kozlowski enaltece o cooperativismo na estreia do SomosCoop na Estrada


Emocionante! Essa foi a palavra mais utilizada para descrever o primeiro episódio da websérie SomosCoop na Estrada, lançada em live especial nesta segunda-feira (31), pelo Sistema OCB. Sob o comando da jornalista e apresentadora Glenda Kozlowski, a websérie apresenta uma expedição por todo o país para demonstrar o dia a dia das cooperativas na prática e seu potencial de transformação social. Além de Glenda, Guga Kurten, garoto-propaganda do SomosCoop, também participou da live para reforçar a importância desse jeito diferente de fazer negócios.

“Não tinha a dimensão do que é o cooperativismo. Esse sentimento de cooperação humaniza e alcança a todos. Estamos falando de pessoas que cuidam de pessoas, do meio ambiente e que reverberam isso para a comunidade. Esse sentimento tocou meu coração, porque todos são super-heróis enfrentando seus desafios, sem deixar de acolher. Tenho trazido muita coisa do coop para dentro da minha casa, em minhas reflexões e momentos de meditação”, salientou a jornalista.

Guga, por sua vez, lembrou que lembrou que sua família é cooperativista, até seu avô. Na visão do esportista, a relação de confiança é a parte mais expressiva do movimento. “Fazíamos as compras na mercearia e deixávamos anotado na conta de cooperado e esse é o tom, o da confiança. A união transforma nossas reais capacidades de sobrevivência e nos dá fôlego para continuar fazendo mais e melhor. Quando vemos o funcionamento de uma cooperativa de perto, podemos comprovar essa transformação que o movimento traz para suas comunidades”.

Descontraído, Guga acrescentou que o potencial do cooperativismo precisar ser mais conhecido pela sociedade e seus produtos e serviços, mais valorizados. “Nosso papel, meu e da Glenda, já que estamos nos holofotes, é justamente o de aumentar esse reconhecimento”.

A abertura da live foi feita pelo presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas, que ressaltou o objetivo da websérie: fazer com que a sociedade brasileira conheça cada vez mais o cooperativismo. “É um modelo de negócios que que não depende de governo, apenas de esforço e confiança no trabalho que geramos em conjunto. É desta forma que construímos desenvolvimento social e econômico, mas sobretudo, prosperidade. Agradeço a vocês, Glenda e Guga, por mostrarem a essência humana do coop”.

Escolha

A gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, explicou que a escolha de Glenda para comandar a websérie considerou como principal critério a curiosidade. “Queríamos ter esse olhar de descoberta, investigativo, de quem está fazendo o primeiro contato com o coop. Tem sido muito positivo contar com esses dois pontos de vista, o do Guga, que já conhece o movimento desde sempre e o da Glenda, explorando os assuntos e querendo saber e conhecer mais”.

Glenda confirmou que a descoberta dessa nova realidade tem sido extremamente significativa e gratificante. “Nasci e fui criada em centro urbano, em contato com o mar. Nunca tinha entrado em uma plantação. Fiquei impressionada com a beleza e em saber que todo o ciclo de crescimento é respeitado.  Na visita que fizemos a Coopa DF, conheci uma plantação de trigo tive uma verdadeira aula sobre essa cultura. Trouxe até alguns grãos para fazer um colar com eles para me dar proteção”.

A jornalista destacou ainda a visita feita na cooperativa Recicle a Vida, também do Distrito Federal. Segundo ela, o que mais marcou foi a garra das mulheres que passaram de catadoras de lixo a agentes ambientais. “São histórias de vida e de transformação social incríveis”, ressaltou. Além disso, Glenda se tornou associada da Coop, cooperativa de consumo de Santo André (SP). “Saí cooperada e com a compra do mês no porta-malas. É indescritível a importância dessa coop para a cidade que reúne farmácia, supermercado, posto de gasolina. E é algo que passa de pai para filho, lindo de se ver”, reforçou.

Para as gravações da primeira temporada da websérie, que conta com dez episódios, Glenda também conheceu o funcionamento das coops de crédito, de infraestrutura, de transporte, de saúde e educacional e cada uma das experiências a deixou ainda mais apaixonada pelo movimento. “Logo quando cheguei das primeiras gravações falei com meu diretor de jornalismo que precisamos mostrar esse Brasil que dá certo. Precisamos conhecer e aprender com esse universo”, afirmou.

A jornalista disse ainda que o coop pode ser resumido em uma única palavra: amor. “Quando amamos, fazemos direito, geramos prosperidade e respeitamos o próximo. E eu percebi tudo isso na essência do cooperativismo. Amor transforma e cria”, concluiu.

SomosCoop na Estrada

De maneira descontraída, a série informa como é desenvolvido o modelo de negócios cooperativista desde as atividades iniciais até a prosperidade que levam para as comunidades onde estão situadas. As visitas desta primeira temporada contemplam os sete ramos do coop: Agro, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Transporte, Trabalho, Produção de Bens e Serviços e foram gravadas na Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.  Para a segunda temporada, estão reservadas muitas novidades e boas histórias sobre como ser competitivo e cooperativo ao mesmo tempo.

Os dois primeiros episódios, gravados nas cooperativas do Distrito Federal Recicle a Vida e COOPA-DF, foram disponibilizados nesta segunda-feira. O mote do primeiro é a transformação da realidade social dos cooperados e de pessoas ao seu redor. No segundo, o tema é a inovação no Agro a partir da pesquisa e do apoio técnico. No total, cinco unidades da federação e 10 cooperativas foram visitadas para a produção da primeira temporada.

 “Só temos a agradecer e desejar que todas as coops venham conosco mostrar para a sociedade o quanto é belo nosso movimento. Com certeza tem muita coisa boa por vir nos próximos episódios”, disse a superintendente Tania Zanella, ao encerrar a live.



Energia fotovoltaica é destaque em panorama de geração distribuída



Conectar, fortalecer e divulgar as oportunidades e os desafios das coops de energia é o foco do Panorama das Cooperativas de Geração Distribuída 2022, divulgado nesta quinta-feira (27). O estudo é uma parceria entre o Sistema OCB, a Confederação Alemã das Cooperativas (DGRV) e o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (Ideal). Das atuais 35 coops do segmento, 28 responderam ao questionário online que resultou no documento. As coops atendem mais de 9 mil residências e comércios com sua geração de 19.854 kw, em um processo que envolve mais de 24 mil cooperados.

A energia cooperativa está presente em 70% dos estados brasileiros e as coops pretendem expandir a quantidade de usinas nos próximos anos para tornar o modelo mais comum e acessível para toda a população. A geração de energia fotovoltaica predomina em quase todas as regiões do país. Apenas 5 das 28 pesquisadas já trabalham com mais de uma fonte de geração. A maior diversidade está na região Sul do país.

Confira matéria completa sobre o panorama no site Cooperação Ambiental.



Presidente da Uniodonto do Brasil é eleito vice-presidente da ACI-Américas

O presidente da Uniodonto do Brasil, José Alves de Souza Neto, foi eleito primeiro vice-presidente da Aliança Cooperativa Internacional das Américas (ACI-Américas). As eleições ocorreram durante a assembleia geral da entidade, realizada nesta quinta-feira (27), durante a VI Cúpula Cooperativa das Américas que ocorre em Assunção, no Paraguai, até o dia 29 de outubro.

“Estou extremamente feliz com essa conquista. Ela demonstra a confiança e o respeito que o movimento cooperativista brasileiro tem adquirido ao longo do tempo. Temos nos esforçado muito para aprender com as boas experiências que conhecemos em outros países e também em compartilhar nossos avanços. O sexto princípio do cooperativismo é justamente o da intercooperação. Não temos fronteiras e será muito importante dar continuidade a esse trabalho tão bem executado pelo Brasil desde que a ACI-Américas foi fundada e presidida pelo nosso querido Roberto Rodrigues”, declarou José Alves Neto, após a eleição.

O nome do presidente da Uniodonto do Brasil foi indicado para representar o país pelas sete entidades membro da ACI-Américas que inclui além da própria Uniodonto, o Sistema OCB, a Unimed do Brasil, a Confederação Nacional Unimed, A Sicredi Pioneira, a Cooperativa de Profissionais de Saúde de Ribeiro Preto (Comerp) e o Seguros Unimed. Primeiro a assembleia geral ratificou a indicação e, depois, em eleição, José Alves Neto foi escolhido por unanimidade para ocupar o cargo da primeira vice-presidência.

“Só podemos elogiar o José Alves por essa conquista e reafirmar toda a confiança que depositamos nele para essa missão. Essa eleição demonstra mais uma vez a grande capacidade de articulação e diálogo que o cooperativismo brasileiro tem. Mesmo falando uma língua diferente da maioria dos membros que compõem a Aliança, temos conseguido fomentar oportunidades importantes de cooperação técnica entre os países das Américas, além de promover mundialmente os produtos e serviços que as coops comercializam”, declarou o presidente do Sistema OCB, Marcio Lopes de Freitas.

Graciela Fernández Quintas, atual presidente da ACI-Américas também foi reconduzida por unanimidade ao cargo durante as eleições da assembleia geral e continuará à frente da entidade até 2026. Para o cargo de segunda vice-presidente, a eleita foi Carla Decker, que também é presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional dos Empreendimentos Cooperativos dos Estados Unidos (NCBA).

ACI-Américas: Criada em 1990, congrega 100 membros de 24 países do continente americano. Seu primeiro presidente foi o brasileiro Roberto Rodrigues, que também presidiu o Sistema OCB e desenvolveu um intenso trabalho na integração de movimentos cooperativistas dos países das Américas.





SomosCoop na Estrada vai lançar primeira temporada


A websérie SomosCoop na Estrada, projeto coordenado pelo Sistema OCB para mostrar o dia a dia das cooperativas na prática, está pronta para o lançamento da sua primeira temporada. Com dez episódios gravados nos estados de Goiás, Minas Gerais, Bahia e São Paulo, além do Distrito Federal, o programa informa de maneira descontraída como se desenvolve esse jeito diferente de fazer negócios, desde as cooperativas até as benfeitorias que se estendem para as comunidades onde elas estão localizadas.  

A apresentação dos episódios é feita pela jornalista Glenda Kozlowski, que vem percorrendo o Brasil em um veículo off road personalizado com a marca SomosCoop. No conteúdo, bate-papos e depoimentos de pessoas que a jornalista encontra no caminho, bem como os detalhes do trabalho desenvolvido pelas coops na prática.  

Os primeiros episódios, gravados nas cooperativas do Distrito Federal Recicle a Vida e CoopaDF, serão disponibilizados no dia 31 de outubro no site do SomosCoop e também no canal Youtube do SomosCoop. Uma live especial para o lançamento do projeto será realizada às 15h, com a participação da jornalista Glenda Kozlowski e de Guga Kuerten, que representa o movimento SomosCoop. 

“Nosso objetivo é engajar cada vez mais a sociedade na defesa do cooperativismo como um modelo de negócios democrático e inclusivo e que molda perfeitamente as tendências e desejos do consumidor da atualidade e do futuro. Por isso, queremos mostrar o potencial das cooperativas, como elas trabalham e tudo o que elas fazem em favor do nosso país”, afirma Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB e coordenadora do projeto.  

Na cooperativa Recicle a Vida, o episódio aborda a transformação da realidade social dos cooperados e pessoas ao seu redor, bem como a importância da reciclagem em prol da sustentabilidade. Na Coopa-DF, por sua vez, o tema é a inovação no agro a partir da pesquisa e do apoio técnico.  

Depois do DF, o SomosCoop na Estrada seguiu para o estado de Goiás, onde foram gravados dois episódios nas cooperativas Complem e Sicoob Centro Sul que tratam de temas como a importância da educação financeira e da proporcionalidade versus poder de voto. O destino seguinte foi Belo Horizonte, com paradas nas cooperativas Unimed, para abordar o que garante o sucesso da maior cooperativa de saúde do mundo; e CoopMetro, com destaque para a diversidade e a inovação que marcam as atividades da cooperativa de transporte. Em São Paulo, a visita de Glenda foi na Coop, cooperativa de consumo, enquanto na Bahia, a Coopeb vai detalhar o funcionamento de uma cooperativa educacional.  

Os sete ramos do cooperativismo são contemplados nessa primeira temporada: Agro, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Transporte, Trabalho, produção de bens e serviços. A segunda, por sua vez, começa a ser gravada em 2023 e promete muitas novidades e boas histórias sobre como ser competitivo e cooperativo ao mesmo tempo.   

Venha viajar com a gente! 



Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito

As cooperativas de crédito contam com uma data especial em outubro. Sempre na a terceira quinta-feira do mês é celebrado o Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito (DICC). Este ano, “Empodere seu futuro financeiro com uma cooperativa de crédito” é o tema definido pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (World Council of Credit Unions - WOCCU, na sigla em inglês) para marcar a comemoração no próximo dia 20.

Ações e eventos serão realizadas no mundo todo para destacar a data e ressaltar a contribuição das cooperativas de crédito para tornar realidade os sonhos pessoais e profissionais dos associados, bem como para valorizar propósitos que fazem parte da essência dessas instituições. No Brasil, o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC) também realiza diversas iniciativas para mostrar como as cooperativas contribuem com a qualidade de vida de quem quer ter uma relação saudável e duradoura com o próprio dinheiro.


Elissa McCarter LaBorde, presidente e CEO da WOCCU assinala a motivação que levou a escolha do tema. “Ainda há 1,4 bilhão de pessoas em todo o mundo que não têm conta bancária. Es cooperativas de crédito realmente têm o modelo de negócios perfeito para impulsionar seu futuro financeiro. O tema não poderia ser mais oportuno. Esperamos que todo o nosso movimento global celebre e promova essa mensagem na quinta-feira, 20 de outubro”, salienta.

A abrangência internacional das cooperativas de crédito é evidenciada pelo WOCCU. A entidade internacional representa 375 milhões de associados em 86 mil cooperativas de crédito, localizadas em 118 países. A taxa de penetração do segmento, calculada dividindo o número total de membros de cooperativas de crédito pela população em idade economicamente ativa, em 2020 (último estudo publicado), foi de 12,18%. No Brasil, essa taxa foi de 8,13%. O índice vem registrando crescimento constante desde 2017, quando atingiu 6,66%

O Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo de 2020, editado pelo Banco Central do Brasil, também mostra que o crescimento anual da carteira de crédito do SNCC foi maior que o do Sistema Financeiro Nacional (SFN) nos últimos quatro anos, ficando com 35% do total contra 15%. Além disso, os depósitos do SNCC aumentaram 42,4% no ano, enquanto no SFN (exceto SNCC) o crescimento foi de 25,7%. No mesmo período, o número de associados às cooperativas de crédito aumentou de 9,6 milhões para 14,6 milhões, sendo 12,3 milhões de pessoas físicas e 2,2 milhões de pessoas jurídicas.

Nos últimos quatro anos, a quantidade de pontos de atendimento cresceu de 4.929 para 7.247. Este total de unidades coloca o cooperativismo de crédito como a principal rede de atendimento do país. Além disso, nos últimos anos, foram fechadas em todo o país 3.173 agências bancárias e 87 postos de atendimento bancário (PAB), enquanto 1.899 postos de atendimento cooperativos (PAC) foram abertos. Outro dado importante é que em 275 municípios, as cooperativas de crédito são a única instituição financeira presente, atendendo com qualidade e de acordo com todas as exigências legais e regulatórias estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional e pelo Banco Central.


Presença

Estar presente nas comunidades é uma característica das cooperativas de crédito, o que favorece um relacionamento mais próximo com o associado, enfatizando o elo comum entre seus membros e a presença na vida social da comunidade, principalmente em cidades com menor população.

A capilaridade e a reciclagem local da poupança também são características que habilitam as cooperativas de crédito como alavancas do desenvolvimento regional. Em estudo divulgado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), constatou-se que cidades brasileiras com presença de cooperativas de crédito possuem incremento no Produto Interno Bruto (PIB) per capita de 5,6%, com a criação de 6,2% a mais de empregos e aumento de 15,7% no número de estabelecimentos comerciais. O estudo da Fipe revela ainda que cada R$ 1,00 concedido em crédito pelas cooperativas gera R$ 2,45 no PIB da economia.

Sistema OCB/MA participa do mais importante congresso de liderança e estratégia do cooperativismo brasileiro

A Presidente do Sistema OCB/MA, Aureliana Luz e a Superintendente, Cynthia Amaral, acompanhadas da Diretoria e Gerentes de algumas cooperativas maranhenses, desembarcaram em Minas Gerais para participar do World Coop Management - WCM, um congresso elaborado especialmente para presidentes, dirigentes, superintendentes, gerentes e gestores de cooperativas e entidades do setor, que buscam a reciclagem profissional, mantendo-se atualizados sobre os novos conceitos e estratégias de atuação em seus negócios e cooperativas. Mais de 2 mil congressistas participam da edição de 2022, que encerra-se hoje (18), considerado o mais importante Congresso de Liderança e Estratégia do Cooperativismo Brasileiro.


WCM
Realizado em Belo Horizonte desde 2015, o Congresso Internacional World Coop Management é hoje uma referência no setor cooperativo do Brasil. O Século XXI demarca a era do conhecimento e estar sintonizado com as principais tendências mundiais do management (gestão de empresas) é tão importante quanto o relacionamento e o próprio negócio. Esses são os pré-requisitos básicos para as cooperativas e seus dirigentes alcançarem uma posição de destaque em mercados cada vez mais competitivos.

Por isso, o World Coop Management destaca a importância da aproximação do setor cooperativo com eventos internacionais de grande porte que atualizam e estimulam os seus profissionais, sendo o mais importante encontro de presidentes e dirigentes do setor cooperativo brasileiro, onde o público interage com os principais Players do mercado, aumentando seu networking, conhecimento e promovendo oportunidades de negócios.


Conteúdos Relacionados [Representação]

Sistema OCB/MA realiza o I Encontro Legislativo LEGISLACOOP

Na noite marcante da última quinta-feira (29/02), o Sistema OCB/MA iluminou-se com o brilho do LEGISLACOOP, nosso primeiro Encontro Legislativo para o Fortalecimento do Cooperativismo.

Sob a liderança da Presidente Aureliana Luz, o evento foi uma experiência única e enriquecedora, proporcionando a todos os participantes uma imersão profunda em discussões cruciais sobre as bases legais que sustentam o cooperativismo. 

A FRENCOOP

A Frente Parlamentar do Cooperativismo Maranhense, foco principal do evento, assume a nobre missão de promover os interesses e atender às necessidades do setor cooperativista no âmbito legislativo. Desde a defesa de políticas públicas favoráveis às cooperativas até a criação e aprimoramento de leis que beneficiem o cooperativismo, cada ação realizada pela Frente visa fortalecer nosso movimento.

A presidente Aureliana Luz, em sua fala inspiradora, ressaltou a importância deste encontro como um marco na construção de um cenário legislativo que reflete a verdadeira essência do cooperativismo. "Estamos moldando não apenas um evento, mas sim um compromisso contínuo com a promoção de um ambiente legal propício ao florescimento das cooperativas", afirmou a presidente.

 

O encontro destacou a relevância da Frente Parlamentar ao buscar conscientizar os parlamentares sobre a importância econômica, social e ambiental das cooperativas. Com ênfase na construção de políticas públicas que favoreçam o cooperativismo, o LEGISLACOOP estabeleceu um passo fundamental para a promoção de um ambiente legislativo que promova o verdadeiro espírito cooperativo.

O LEGISLACOOP não representa apenas um evento isolado, mas sim o início de um compromisso contínuo. Juntos, cooperativas e legisladores estão moldando um futuro mais cooperativo e sustentável. Esta é uma jornada que reflete nosso compromisso com o desenvolvimento econômico, social e ambiental do Maranhão.

 

 

 

Conteúdos Relacionados [Negócios]

Comitiva do Maranhão desembarca em Orlando para vivenciar experiência única de cooperação internacional na Estratégia da Magia

Comitiva maranhense participa da Estratégia da Magia em Orlando, mergulhando nos segredos das empresas mais amadas do mundo

 

Após meses de intensa dedicação e esforço, a comitiva do Maranhão finalmente pôde desfrutar dos frutos de seu trabalho ao desembarcar em Orlando, nos Estados Unidos. Composta pelos analistas de cooperativas Lewnardo Oliveira, Vilberson Gomes e Thamires Santos, a equipe maranhense está pronta para mergulhar em uma experiência única de cooperação internacional.

 

Eles têm a honra de participar do renomado programa de treinamento, a Estratégia da Magia, uma jornada que une teoria e prática em visitas exclusivas às empresas mais amadas e admiradas do mundo, como Disney, Universal, Apple e Cirque du Soleil. Tudo isso acontece na terra da magia em Orlando, Flórida.

 

A Turma 54 do Estratégia da Magia em Orlando é exclusiva para o Sistema OCB, e nosso time maranhense está pronto para absorver todo o conteúdo 100% em português, cuidadosamente elaborado nos mínimos detalhes para que possa desvendar os segredos por trás do sucesso das empresas mais aclamadas do mundo. A paixão é palpável entre os integrantes da comitiva, que agora têm a oportunidade não só de aprender com os melhores, mas também de compartilhar experiências e fortalecer os laços de cooperação entre os cooperativistas brasileiros.

 

A presidente do Sistema OCB Maranhão, Aureliana Luz, expressou sua felicidade em ver sua equipe colhendo os frutos de um trabalho de excelencia: "É com imensa satisfação que parabenizo nossa equipe maranhense por essa conquista extraordinária! A participação na Estratégia da Magia em Orlando é mais do que uma simples oportunidade de aprendizado, é uma verdadeira experiência nos princípios e práticas das empresas mais admiradas do mundo". E acresenta: "Essa experiência não apenas enriquecerá o conhecimento de nossos analistas, mas também fortalecerá nosso compromisso com a excelência e a inovação no cooperativismo maranhense. Estou confiante de que retornarão não apenas com novos conhecimentos, mas também com uma inspiração renovada para contribuições ainda mais nosso setor cooperativista. todos e aproveitem ao máximo essa jornada única!"

 

Essa conquista não apenas enaltece o esforço individual dos analistas, mas também ressalta a força e a união do cooperativismo maranhense. Parabéns à comitiva maranhense por essa conquista extraordinária, e que essa experiência em Orlando traz ainda mais conhecimento e inspiração para fortalecer o setor cooperativista em nosso estado!

 

Campanha destaca cooperativismo como um bom negócio

Objetivo é difundir o modelo de negócios como uma boa alternativa

Anualmente, o Sistema OCB se dedica à campanha do movimento SomosCoop que busca promover o cooperativismo no Brasil. Este ano, a partir dos resultados da última Pesquisa de Imagem, realizada junto à sociedade, o tema foi definido para reforçar que o cooperativismo é um modelo de negócios.

Embora o coop já seja reconhecido, ainda não é amplamente visto como uma forma de empreender. Por isso, em abril, será lançada a campanha de 2024, que apresenta o movimento como uma boa solução e um modelo de negócios que causa impactos positivos nas histórias de vida dos brasileiros e em suas comunidades. Assim, o mote deste ano busca engajar o público em torno da mensagem central: o cooperativismo é um bom negócio. E aí, bora cooperar?

A campanha ressalta os benefícios econômicos e busca simplificar o entendimento sobre o movimento para todos os públicos, abrangendo os sete ramos do cooperativismo: agro, consumo, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços.

Com duplo sentido, a palavra "bom", na mensagem central, reforça não apenas as vantagens e viabilidades desse modelo de negócio, mas também os benefícios que o cooperativismo oferece à sociedade como um todo.

Samara Araujo, gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, explicou que a campanha vai além de evidenciar os benefícios do cooperativismo. Para ela, “o cooperativismo é uma ferramenta poderosa para impulsionar o desenvolvimento econômico e social do país. Queremos mostrar para um número cada vez maior de pessoas que o cooperativismo é um modelo de negócios vantajoso e, sem dúvida, um excelente negócio para todos. O coop é um negócio ganha-ganha.”

Saiba Mais: https://somoscooperativismo.coop.br/noticias-saber-cooperar/pesquisa-de-imagem-aponta-reconhecimento-crescente-do-coop
https://somoscooperativismo.coop.br/noticias/sistema-ocb-leva-cooperativismo-para-programa-de-tv
https://somoscooperativismo.coop.br/noticias-inovacao/podcast-conta-historias-reais-do-cooperativism